História da Praça Pôr do Sol

A Praça Pôr do Sol, como é conhecida popularmente a Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, está localizada no Alto de Pinheiros, Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Sua área é de aproximadamente 31.000 m² e há intenção da Prefeitura de São Paulo em transformá-la num parque municipal. Com a mudança, ela deixaria de ser administrada pela Subprefeitura de Pinheiros e ficaria aos cuidados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

História da Praça do Pôr do Sol

A exemplo da Praça Waldir Azevedo, que está a menos de 3Km, a Praça do Pôr do Sol surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado em 1925. Contudo, tendo a Light and Power Co. recebido por lei estadual, a concessão para retificar e alargar o Rio Pinheiros, provocou um retardamento na sua implantação e somente em 1937 recomeçaram o arruamento, aproveitando as vantagens dessa obra.

O projeto do novo bairro aproveitou as experiências bem sucedidas dos bairros-jardins já implantados pela Cia. City: Jardim América e Pacaembu. A Prefeitura de São Paulo tem a intenção de criar um parque municipal, sem alterar a arquitetura original do local, assinada por Miranda Martinelli Magnoli e pela paisagista Rosa Kliass.

Infraestrutura
Pistas para caminhadas, playground e muretas de cimento que servem para as pessoas sentarem e apreciarem a paisagem. O grande destaque, porém, é a visão do pôr do Sol em dias de céu claro.

Flora
É constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica, além de grandes áreas gramadas. Há a presença de algumas “falsas seringueiras”.

Fauna
Vários pássaros ficam nas árvores da praça, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica, sendo fácil ouvi-los cantar, especialmente quando não há muita gente ao redor.





Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp