Praça Pôr do Sol Boiçucanga

Boiçucanga é uma praia perfeita para todas as faixas etárias pois além de sua paisagem ser extremamente relaxante, ela conta com locais mais agitados para agradar todos os gostos.

A Praça Pôr do Sol em Boiçucanga é um dos lugares mais movimentados da região. É também o único Centro Municipal de Cultura e Arte da região, a Praça Pôr-do-sol, é o coração pulsante da Costa Sul de São Sebastião.

É frequentada por adolescentes especialmente por turistas e skatistas. Os casais gostam do local pois aos finais de dias ensolarados é possível avisar um maravilhoso e romântico pôr do sol. Bem próximo a Praça Pôr do Sol de Boiçucanga está localizada uma pista de Skate. Restaurantes e quiosques que tornam a vista mais agradável e divertida.

O que passou pela Praça Por do Sol

Idealizada no final dos anos 90 pelos moradores de Boiçucanga e uma conquista política da Associação de Moradores, sob a presidência do Sr. Alcyr, finalmente em 2002 foi inaugurada. Um espaço onde já houve de tudo: apresentações culturais, exposições, aulas das Oficinas Culturais, encontros políticos, reuniões e assembleias.

Lugar onde pela última vez o “Carnaboi” o Bumba Meu Boi de Boiçucanga se apresentou com toda a comunidade participando. Durantes 7 anos o espaço foi ocupado com o evento Terra Deusa – A arte da vida em Sociedades Sustentáveis. E muito mais.

Próximo a Praça Por do Sol de Boiçucanga:

  •  Empório Por do Sol
  • Pousada Recanto da Praia
  • Sorvetes Rochinha
  • Ass. Pousada Recanto do Barão
  • Harmonia Praia Hotel
  • UPA Boiçucanga
  • Condomínio Frente Mar
  • Restaurante Cheiro Verde
  • Pizzaria Volare
  • Point do Galego

O que aconteceu com a Praça Por do Sol?

Bem em frente a Praia de Boiçucanga, Litoral Norte (km 153 da SP 155), fica a Praça do Por do Sol com pista de skate (super frequentada de dia e de noite), jardins e um Centro Cultural abandonado.

É triste ver um lugar tão bonito se deteriorando dia-a-dia. Vários movimentos, desde 2011, foram feitos na intenção de que se abrisse um canal de comunicação com a prefeitura, mas as autoridades locais se mantiveram insensíveis aos anseios da comunidade da Costa Sul de São Sebastião que inclui Boraceia, Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Camburi, Boiçucanga, Maresias, Pauba, Santiago, Toque Toque Grande, Toque Toque Pequeno.

Os gestores não se abriram ao diálogo cooperativo. Em vez de recuperar a Praça e orla com um olhar voltado para o que conhecemos como ‘cidade para pessoas’, o projeto chegou na contra-mão propondo construir um Centro de Convenções voltado para o turismo de negócios, desconsiderando a vocação da Orla e Praça Pôr do sol de Boiçucanga – Cultura, Arte, Esporte, Lazer.

A Praça hoje se encontra fechada por tapumes que foram colocados para o início de uma obra que foi paralisada, os moradores locais ainda lutam para mudar os planos do governo, tentando convencê-los a recuperar a Praça para uso de recreação, cultura e arte.

O projeto da antiga gestão foi arquivado e um novo está sendo elaborado pra quando for possível retomar a obra que está parada para perícia judicial. A atual gestão está aberta a apresentação de sugestões ou mesmo um projeto da sociedade civil.

Endereço Praça Pôr do Sol Boiçucanga

  • Av. Walkir Vergani, na altura do n° 2000, Boiçucanga, São Sebastião – SP

Comunidade no Facebok: www.facebook.com/Nossa-Praca-Por-do-Sol-Boiucanga

Mapa de Localização